Hoje no meia-noite-e-dois, vamos falar de Cromoterapia... que é a terapia para... cromos!
Estou a brincar, mas podia muito bem ser, se o traduzíssemos à letra!
Cromoterapia...palavra de origem grega "krôma", significa cor.
Tratamento que consiste na utilização de cores para curar doenças, restaurar o equilíbrio físico e emocional.
Está relacionada com as 7 cores do espectro solar.
As cores têm determinado efeito por exemplo: conclui-se que o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo causa alegria e o verde é relaxante.
A Cromoterapia é muitas vezes ligada a práticas esotéricas, como Feng Shui, os Cristais ou a Astrologia.
Em muitos casos as 7 cores usadas na Cromoterapia estão diretamente ligadas aos chakras, que são considerados campos de energia que influenciam as emoções e o corpo.
Significado das Cores:
Vermelho - cor poderosa, deve haver precauções no seu uso, pois em excesso causa nervossísmo e ansiedade, pode também despertar a sexualidade e erotismo.
Área de atuação: ativa a circulação e estimula o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e comanda a coluna vertebral.
Laranja - cor alegre e antidepressiva.
Área de atuação: rejuvenesce, melhora o metabolismo e o sistema digestivo, pode elevar a pressão sanguínea.
Corresponde ao chakra umbilical, comanda as ações relacionadas com o sexo, influencia o processo de tomada de decisões.
Corresponde ao chakra umbilical, comanda as ações relacionadas com o sexo, influencia o processo de tomada de decisões.
Amarelo - cor inspiradora, pode provocar distração e perda de foco, influencia o dinamismo e a capacidade de pensamento.
Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos, está ligada ao chakra pleno solar que rege o estomago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.
Verde - cor associada à Natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde.
Área de atuação - problemas cardíacos, dores de cabeça, insonias...
cor referente ao chakra cardíaco que comanda o coração e sistema circulatório
Azul - cor relaxante, traz Paz, serenidade e promove a meditação.
Área de atuação: baixa pressão arterial, tem função analgésica, corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e gestão da expressão verbal.
Índigo - cor que simboliza a intuição e a compreensão.
Área de atuação: purifica o sangue e tem um efeito analgésico e coagulante. É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa que controla o sistema nervoso.
Violeta - cor relacionada com estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima.
Área de atuação: acalma os nervos e músculos do corpo, elimina infeções e inflamações, o chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.
Violeta - cor relacionada com estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima.
Área de atuação: acalma os nervos e músculos do corpo, elimina infeções e inflamações, o chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.
Conclusão:
A forma como nos comportamos e a nossa personalidade é representada pelo tipo de cores que escolhemos para o nosso vestuário, pode também denunciar muito sobre nós, os locais que frequentamos ou os alimentos que comemos.
As cores que interagem connosco, podem ser influências benéficas ou maléficas, influenciando o nosso comportamento na vida quotidiana.
O que dizem as cores sobre a nossa personalidade:
As pessoas que usam a cor vermelho são lideres, entusiastas, motivadoras, impulsivas, têm também grande espírito de iniciativa, são destemidas e impacientes.
As mais inclinadas para a cor laranja são mais viradas para as artes, são criativas e comunicativas, têm uma capacidade enorme em fazer amigos, adoram passear, viajar, etc...
As cor amarelo são extremamente inteligentes, concentradas, são pessoas de personalidade mais séria, por sua vez pessoas viradas para a cor verde são empáticas, são bons ouvintes, carinhosos, cuidadosos, bastante calmos e pacientes!
Pessoas Azul Índigo são pessoas de personalidade corajosa, justos, tomam decisões rápido e são pouco tolerantes...As violeta são originais e criativas, são idealistas, sentem-se diferentes!
As rosa são doces e meigas!
As branco são calmas, e as dourado verdadeiras e fortes!
As preto são desconfiadas, sentem necessidade de se proteger, são fechadas e detestam chamar à atenção!
Depois existem as arco-íris que são a soma destes todos... que sou euzinha!! :)
Quanto à Cromoterapia
Uma vez que, ainda são poucas as evidências que comprovam a eficácia da Cromoterapia ficam com alguma informação sobre o assunto... (e não digam que não vão bem servidos)!
Quem a utiliza acredita que o poder da cor pode ser usado para corrigir desiquilíbrios de energia.
Não se pode afirmar se ela funciona ou não, pode apenas dizer-se que é um tratamento alternativo sem efeitos colaterais e que pode causar um efeito placebo positivo na pessoa, a Cromoterapia não anula tratamentos tradicionais, portanto pode ser usada em simultâneo... o que também é muito bom, visto que ao ficarmos curados não vai interessar nada de onde veio a cura!
Despeço-me em tons Azul, Violeta e na quantidade certa de Vermelho!
Inspirem-se e curem-se com o poder da terapia de "krôma!!
Estou tentada a experimentar, depois passo por cá para contar como correu...
Estou tentada a experimentar, depois passo por cá para contar como correu...
a minha experiência com a Cromoterapia!!
Olá,
ResponderExcluirNão é terapia para cromos mas, deixa-me que te diga que, só sendo um cadinho cromo é que se acredita nestes tratamentos alternativos e complementares à medicina, pelas cores.
Eu, estando num nível mais elevado que um cadinho cromo, ou seja bastante cromo, ou melhor dizendo, croma, até acredito nesses alinhamentos das energias que a maior parte de nós deveria fazer para aliviar o stress e ajudar na cura de determinadas doenças em especial do foro psíquico.
"Na cromoterapia a cura dá-se quando conseguimos ao mesmo tempo restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença" .
Andando quase todos nós desequilibrados, este tipo de tratamentos é-nos de todo aconselhado até porque nem precisamos sair de casa para os fazer. Basta beber água solarizada, usar lâmpadas coloridas direccionadas para o orgão a curar ou janelas coloridas. Informem-se!!
Agora de repente passou-me pela cabeça a ideia ....Vitrais coloridos nas Igrejas... Se calhar a sua existência deve-se ao facto de já esses eruditos engenheiros de antigamente saberem que as cores curavam. Nas Igrejas, Abadias e afins busca-se a cura do espírito, no entanto, com tantas cores por vitral ao mesmo tempo não fará mal à aura???
Dá que pensar......
Beijinhos Su
Vou-me solarizar 5 minutos que tenho os pés frios.
PS: Também acredito em aromaterapia (ai que cheirinho a café
e bolachas de canela) ;)