sexta-feira, 25 de março de 2016

A Páscoa ...

Jesus!! 

Significa Salvador!

Filho do Carpinteiro José e de Maria, nasceu nos arredores da Palestina...
Um Anjo chamado Gabriel apareceu na casa de Maria, em Nazaré e anunciou que ela daria à luz a um futuro Rei, e que o filho de "Deus" se chamaria Jesus!

Maria era prometida a José e o anjo anunciou que o filho seria concebido pelo Espirito Santo!
(ponham-se lá pele desta mulher, já é dificil dizer a José que vai ter um filho de outro, agora imaginem dizer que é do Espirito Santo, não deve ter sido fácil)


Jesus nasceu em Belém, numa manjedoura! (aos meninos chiques, ainda se queixam?!)

No relato de Mateus, José soube em sonho que Maria daria a luz um menino concebido pelo Espirito Santo! (Eu bem disse que não ia ser fácil, só mesmo com ajuda extra)
Quando Jesus nasceu os Reis Magos seguiram uma estrela que os conduziu a Belém...

Jesus é levado pela família para o Egipto, em seguida vai morar em Nazaré, na Galileia, onde é criado segundo relata Mateus, a fuga para o Egipto foi para escapar à sentença de morte impetrada por Herodes, que ao saber do nascimento do filho de Deus, mandou matar todos os bebés até aos 2 anos, nascidos em Belém! (puxa tanto sofrimento!)

A data de nascimento de Jesus é uma incógnita, pois não consta na Bíblia. 25 de Dezembro foi uma escolha da Igreja 5 seculos depois, para coincidir com as festas de fim de ano (Natal e Ano Novo).

Jesus passou sua infância e juventude na Galileia. Aos 12 anos viajou com os pais para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica. Quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus não estava com eles, procuraram 3 dias e o encontraram no templo, onde discutia religião com os sacerdotes, todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência. E essa é a única referência à juventude de Jesus.

Só volta a aparecer no Evangelho, já adulto, por volta dos 30 anos, quando foi baptizado no rio Jordão, onde reuniu seus apóstolos, já com seus 12 discípulos em plena pregação, recebeu a noticia da morte de João Batista, ordenada pelo Rei Herodes.
Mateus relata que Jesus retirou-se para um lugar deserto e o povo saiu em sua direção, logo em seguida Jesus realiza o milagre dos 5 pães e dos 2 peixes, matando a fome da multidão de seguidores.

Jesus rumou com os seus discípulos para o templo de Jerusalém para celebrar a Páscoa, ao entrar foi aclamado como filho de Deus.
Logo que chegou causou túmulto, destruindo barracas em frente ao templo. Era ofensa praticar comércio em pleno templo.

Jesus celebrava a Páscoa com os seus apóstolos "última ceia" quando anunciou que um dos presentes o iria trair, Judas!
A traição de Judas foi confirmada...
Por 30 moedas de prata e um beijo na testa, Jesus foi revelado e preso! (amigos da onça sempre existiram, tomem nota!)

Os soldados levaram Jesus para o encontro de Caifás. Jesus foi acusado de desordem e levado para punição, carrega sua Cruz, é crucificado, morto e colocado em um túmulo, fechado com uma grande pedra.

Contam que em visita ao túmulo, Maria encontra a pedra aberta e o sepúlcro vazio.
Depois Jesus teria aparecido a Maria confirmando a sua ressurreição.
Existem relatos também que depois de se ter encontrado com seus discípulos, Jesus sobe aos céus e se assenta à direita de Deus!

"Jesus sofreu e foi crucificado pelos pecados da humanidade, dando a cada um dos filhos de Deus a dádiva do arrependimento e do perdão"

 A minha opinião:

Não quero ser má... mas acho que não resultou a crucificação por nós, até porque cada vez estamos é piores!!!




Páscoa:

Celebração em homenagem à ressurreição de Jesus, consiste no encerramento da semana santa.
Começam na Sexta-feira santa onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no Domingo que celebra a sua ressurreição e primeiro aparecimento aos seus discípulos.
A semana santa é a última semana da quaresma, período em que os fiéis devem permanecer 40 dias em constante jejum e penitências.

Páscoa, Jesus e Amêndoas

Pela sua configuração, supõe-se que as amêndoas simbolizam a congregação do ovo, constituindo um presente alimentar cerimonial dos mais populares e específicos de doçaria da quadra Pascal.
Antigamente, desde o início da quaresma até ao Domingo de Ramos, aquele que fosse o primeiro a  chamar padrinho ou pedir amêndoas a quem encontrasse a sair de casa tinha direito a recebê-las no Domingo de Páscoa.

Folar

Uma das tradições de Páscoa é o padrinho ou madrinha oferecer o folar ao seu afilhado. Hoje em dia, em vês de se oferecer o bolo folar, costumam dar prendas, dinheiro, amêndoas e ovos da Páscoa.

Ovos da Páscoa 

Além de significar o folar, pela sua fisionomia. O ovo significa nascimento e vida. Simbolizando a ressurreição de Cristo.

Jesus Cristo

No Cristianismo acredita-se que a amêndoa simboliza Jesus Cristo. A amêndoa apresenta duas faces, tal como a natureza divina se encontra escondida na natureza humana.

Tipos de Amêndoas 

Até à idade media o hábito era comer amêndoas com mel, entretanto amêndoas cobertas com açucar e actualmente os tipos de amêndoas que se oferecem e consomem são tantas, que se torna dificil resistir.

Coelho da Páscoa 

É um dos símbolos Pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança de vida.
Relaciona-se também este animal com chegada do fim do Inverno e começo da Primavera, os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a Primavera chega!

Conclusão:

Depois de tanto escrever, de temas relacionados com a Páscoa, cá fica a minha humilde opinião.
No mundo moderno, este em que vivemos, não me parece que se viva a Páscoa com o verdadeiro significado da coisa!
Se a Páscoa é a vitória do mal sobre o bem, depois transformada na apoteose do bem, sem prejudicar aqueles que praticaram o mal. Se Cristo morreu e ressuscitou e não se vingou de ninguém...
Então nós vivemos sem Páscoa!
Passamos o ano todo a tentar provar aos outros que estão errados, esperamos que a justiça ainda se faça nesta vida... neste Mundo!
Somos portanto, uns apressados!! 
O que nos interessa mesmo é os doces, no verdadeiro sentido... Doces!
Toda a História em si, acredito que até muita gente não saiba!
Não é verdade!?

Á minha amiga V., que me desafiou a escrever sobre a História de Jesus e/ou Amêndoas, tenho a dizer que "matei dois coelhos"... e escrevi sobre ambos!
Espero ter conseguido corresponder às tuas expectativas (que devem ser elevadas), assim como satisfazer a tua curiosidade em relação a mim/religião...
Sou mais de doces, confesso!
Quanto a Religião, tenho a minha opinião, não sou praticante! (não me encontram em Igrejas)
Mas sou crente à minha maneira, que não é melhor nem pior que a tua!
É a minha!!

Madrinha??!!... venham "masé" as amêndoas, o coelho ou o folar!!
Te aguardo!!

Boa Páscoa!!        

2 comentários:

  1. Muito me ensinas com os teus posts!! Obgd.
    Ficou no entanto, na minha opinião, a faltar a informação generalizada de "Como se festeja a Páscoa em Portugal?
     É nesta altura que se limpam muito bem as casas, se pintam (ou caiam, nas zonas em que isso é habitual) e se arranjam pois irá passar o Compasso (a Visita Pascal), que é uma ida do padre a cada casa para abençoar (e benzer) aquele lar e os que ali vivem.
     Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos (e madrinhas).
     Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos).
     Estes doces também estão em cada casa para receber o Compasso.
    É um sinal de hospitalidade para o padre e os seus acompanhantes (que, para não ficarem embuchados, têm também à disposição um copinho de licor ou um cálice de vinho do Porto).
     Os folares, como sabem, têm um ou mais ovos dentro.
     Antes da Páscoa, na Quaresma, o tempo é de jejum - evita-se comer carne e a ementa das sextas-feiras deve ser peixe (bem, na verdade, não deve é ser carne) por respeito, pois foi na sexta-feira que Jesus foi crucificado e morreu.
     Mas como no Domingo de Páscoa se celebra a festa da Ressurreição (voltar à vida, ressuscitar), volta a comer-se carne: cabrito ou borrego, como se fazia nos tempos antigos. E os doces, claro, que incluem todos os tradicionais e os folares,como dissemos.
     Só mais uma coisa.
    Também acontece em muitas localidades celebrar-se a Semana Santa (a semana em que Jesus foi preso, julgado e condenado) com procissões de velas, à noite, ou representações teatrais (populares) desses acontecimentos."
    É claro que isto é tudo muito bonito, mas a maioria das pessoas só faz a limpeza da Páscoa, pois, tal como no Natal, vai-se reunir a família e fica muito mal se a casa estiver suja e desarrumada. Convém dar uma de boa dona de casa principalmente se forem lá os sogros.
    A maioria das pessoas está-se nas tintas para o facto de não se poder carne na 6ª F Santa. Afinal de contas têm que levar marmita e peixe não fica muito bem aquecido no microondas.
    A maioria das pessoas está bem mais preocupada no que vai ter que gastar com os ovos de Páscoa e com o cabrito e vitela porque fulano não gosta de borrego e com as amêndoas Costa Moreira, que apesar de caríssimas são as melhores e dão sempre outro ar às tigelas (às vezes esbotenadas)....
    A maioria das pessoas quer é mesmo o Feriadozinho da Páscoa para se esticar no sofá e não fazer a ponta dum corno, porque é feriado!
    E mais poderia dizer, mas agora não tenho tempo, porque para mim não é feriado, nem foi feriado na 6ª F Santa.... nem dei conta da Páscoa passar por minha casa, apesar de ter recebido 1 folar com 1 ovo (estava bom!!)
    Beijinhos
    PT

    ResponderExcluir
  2. ahahah :) Adorei!! E assino por baixo! comentário fantástico!! amei..amei.. e amei!! :)

    ResponderExcluir